Translate

História da origem do Pug


Olá pessoal, 



Aqui, vamos contar um pouco sobre as minhas experiências vividas, auxiliar a todos que já tem um amigo Pug e também aqueles que estão na dúvida, pensando... se irão ter um Pug do seu lado. Além disso vamos compartilhar dicas de comportamento do Pug, alimentação, higiene e possíveis doenças características da Pug.


Neste primeiro contato, vamos apresentar este maravilhoso cão, para quem já conhece, este tópico é uma ótima reciclagem de conhecimentos. Para as pessoas que não conhecem a Raça Pug, aqui é a hora de tirar suas dúvidas. 


Vamos começar:
A raça Pug tem características marcantes como, focinho achatado, e rabo em espiral. Seu porte é pequeno, e seu peso ideal está entre os 6,3 a 11,5 kg. A pelagem do seu musculoso corpo é fina, lisa, macia e curta. A cor é prateado, abricó-castanho ou preto. O Pug tem um grande charme e boa disposição. Seus olhos são grandes, de formato globular; sua expressão doce e alerta. O Pug pode medir de 25 a 28 cm de altura.

O Pug é incapacitado de viagens longas e cansativas, pois seu focinho achatado dificulta sua respiração, que normalmente é ofegante. Devido a este focinho, não suporta ficar em locais quentes e abafados, podendo vir a falecer rapidamente.
Torna-se facilmente um companheiro inseparável, na verdade, acompanha-o para todo o lado mesmo sem ser convidado. O Pug demonstra-se extremamente sociável e rapidamente se enquadra e adapta a ambientes e pessoas estranhas. O Pug é considerado uma das raças mais dóceis e folgadas.





Outra característica do Pug é o seu latido: som emitido, muito parecido com um roncar, é intervalado por grunhidos como se o cão estivesse engasgado. No entanto, quando quer comunicar-se com alguém, o som torna-se mais agudo e longo. De acordo com o livro A Inteligência dos Cães, de Stanley Coren, o Pug encontra-se na 53ª posição entre as raças pesquisadas no quesito Inteligência a Adestramento e Obediência a Comandos.

A expectativa de vida do Pug varia entre cerca de 13 a 15 anos.
A raça Pug perde extremamente muito pêlo o ano inteiro, intensificando mais nas épocas de troca de pelagem.


Conheçam um pouco sobre origem da Raça Pug


De origem chinesa, o Pug foi levado à Holanda por volta do século XVI pela Companhia Mercante de Navegação Holandesa, dita Companhia das Índias, e foi bastante apreciado pelas damas da sociedade como cão de colo. Depois chegou à Inglaterra que o adotou e mais tarde redigiria o seu padrão. Antes, porém, no início do século XVII, já era difundido em vários países europeus como Itália, França, Espanha e Alemanha. 



Sempre tido como animal de estimação da nobreza e alta sociedade, sua trajetória remonta os episódios com Napoleão Bonaparte, Maria Antonieta, o Príncipe de Orange Willian the Silent e mais recentemente com o Duque de Windsor. Sem o aviso de um pequeno Pug, Willian teria morrido nas mãos dos espanhóis. O latido de alerta do cão avisou sobre a invasão e salvou uma vida real. O Pug tornou-se o cão oficial da corte, e o túmulo de Willian exibe, além dele, seu querido cão de estimação.

Contudo, sua origem permanece menos certa que os serviços que presta. Ele pode ter ascendência asiática ou europeia e o nome provavelmente pode se referir a um tipo de sagui (também chamado de Pug).



Os ingleses o batizaram de Pug ou "Pug-Dog", isto é "coisa diminuta", "cão diminuto". O nome Carlino ou Carlini foi usado pela primeira vez na França, pelo aspecto cômico, curioso e mal-humorado ao mesmo tempo, que lhe conferem as rugas e a pigmentação particular do rosto, o nome de um ator, célebre no papel de Arlequim, com o qual o rosto redondo, com mascara preta, revelava certa afinidade.


Por hoje é só, 


No próximo tópico, falaremos sobre o comportamento do Pug com mais detalhes!!


Grande abraço,


Fábio Lumertz





32 comentários:

  1. Amo animais, principalmente cachorros... Me apaixonei pelo pug desde a primeira vez que o vi pessoalmente. Já sabia de algumas possiveis doenças dele, que realmente me preocupa porque sei que se tiver um pug e ele morrer, meu Deus, vai ser um Deus nos acuda... Mas, estou pensando realmente se vou comprá-lo por causa do tempo de vida dele, por ele nao poder fazer viagens de longa duração, enfim... Mais é muito linda essa raça. Adorei o que você falou sobre eles. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. @An�nimo

    Obrigado, fique tranquila, em média os cães vivem 12 a 15 anos, e todos estão sujeitos a doenças, até nós mesmos! Se você tem alguma duvida, pense bem antes de ter um cão, são muitas responsabilidades que envolve uma vida dentro da sua. Eu comecei com um, hoje são tres, quero o quarto para o próximo ano!!!!

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Parabéns eu adorei os pugs inclusive eu tenho um pug chamado fred ele e lindo amo pugs tenho dois pugs o fred e a vilmaa valeu....

    ResponderExcluir
  4. Caro Fabio, os PUGs realmente soltam pêlo frequentemente? Moro em apt e preferiria um cão que não soltasse tanto pêlo. Outra dúvida, os PUGs são adequados à crianças (5 e 7 anos)? Agradeço desde já as respostas. França

    ResponderExcluir
  5. @An�nimo

    Olá, França! obrigado por postar. Os Pugs são doceis e amáveis, com toda a família, desde crianças a idosos. Acredito que por serem cães de pouca atividade fisica, não suportariam por muitas horas o ritmo frenético das crianças com essa faixa de idade. Os Pugs são ótimos companheiros, ser por em risco a saude de crianças.
    Abraço!!!

    Fábio

    ResponderExcluir
  6. Olá Fábio , gostei muito do seu post, gostaria de saber aonde eu posso encontrar um pug para comprar. A muito tempo procuro em lojas de cães, em pet shops. Mais quando acho sempre está muito fora do preço coisa 4.000,00 a 5.000,00 mil reais. Se possível me de o contato de onde vc comprou o seu, ou algum criador que vc indicaria. Ahhh... Outra coisa que gostaria de saber era, qts anos ele vive em media... Desde já agradeço... Atenciosamente Cesar.

    ResponderExcluir
  7. @An�nimo

    Olá Cesar, obrigado pelo comentário! Aqui, em Porto Alegre, temos alguns criadores confiáveis, com a Luciara do Canil Puppy Funny, Atualmente tenho 3 Pugs, todos adquiridos com ela, e com preços mais acessíveis e ela envia filhotes para todo o Brasil. Estou me organizando para registrar o meu canil, até o final de Dezembro. Este Blog, além de ajudar, servirá também para divulgar minhas próximas ninhadas.
    Posso te ajudar por e-mail também: fabio@printcorsul.com.br, neste te responderei com maior agilidade.
    Obrigado e boa sorte na sua procura, não irá se arrepender!!!

    Abraço

    ResponderExcluir
  8. Animais não são produtos.

    ResponderExcluir
  9. odoro a a raça tenho muita vontade de ter um mais aonde moro esta raça nao e muito popular, muito obrigado por exclarecer muitas duvidas nossas sobre a raça

    ResponderExcluir
  10. olá sou lucas,eu dois Pugs,eu gostaria de corrigi-lo,que é assim você disse que tinha só prateado, abricó-castanho ou preto mas tem também branco,mas mesma assim está muito bom e tambem sou um grande fã de da raça pug,obrigado.:)

    ResponderExcluir
  11. olá .. adoro muito pugs acho eles lindos mas não sei onde posso compra um pois aqui em minha cidade não achei e tmb gostaria de saber qual é a média de preços de um pug? obrigda!! parabéns adorei o seu blog

    ResponderExcluir
  12. Olá Ju,

    É facil comprar um Pug hoje, temos muitos criadores pelo Brasil que enviam seus filhotes para todo o pais, claro, com custas de passagem, mais se certifique sobre a seriedade do criador e corra a traz do seu sonho. Sobre os valores fica dificil de mensurar, depende de muitos fatores, criador, historico dos pais... aqui no Sul o preço médio de um Pug registrado gira em torno de R$2.000,00 a R$3.500,00.

    ResponderExcluir
  13. Essa raça é linda!
    Amei o blog *-*

    ResponderExcluir
  14. eu queria saber se em ma cidade com temperatura média de 30 graus eles conseguem sobreviver , e se eu poderia levar ele para correr comigo,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!

      Postei na semana passada um assunto sobre este tema. Consulte nossa última postagem.
      Grande abraço

      Excluir
  15. Tenho um pug misturado com pincher, ficou diferente mas não menos lindo que o puro. Ele ficou com dois dentes superiores e parte dos inferiores para fora, podem até pensar que ficou feio, mas posso dizer que é o charme dele. Outras curiosidades dele é o focinho mais longo e a imperatividade dele, gosta muito, mais muito de brincar, mas devido a dificuldade da raça de respirar cansa muito rápido. O nome de é Sheik e eu minha esposa amamos muito, mas muito mesmo ele. Abraços.

    ResponderExcluir
  16. olá,queria saber onde posso encontrar um site ou um lugar onde eu posso encontrar pinturas de pugs
    e a proposito adorei o seu blog vou entrar sempre

    obrigada

    ResponderExcluir
  17. oi fofo tem como vc ver quais raças o pug tem misturada

    ResponderExcluir
  18. olá,
    gostei demais da explicação da raça gostaria de colocar em meu site, caso tenha mais material, meu e-mail é jooliver.santos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. olá,gostei muito deste blog,tenho uma pug que era do meu filho agora que ele se tornou pai ,a pug ficou comigo,como perde muito pelo não pode ficar no apartamento deles ,em resumo a adotei seu nome é Jady um amor de cadelinha,minha amigona ciumenta e carinhosa,esta raça é uma delicia de criar já passou pelo primeiro cio pretendo colocar para cruzar no segundo ,gostei muito das informações prestadas a respeito da raça obrigado

    ResponderExcluir
  20. O que tenho a falar sobre o pug,diz respeito ao sentimento, são extremamente amorosos e carentes de amor e carinho. O pug fa minha sobrinha ficou doentinho e precisou ser internado,apesar de eu ser alérgica a cachorros, resolvi visita-lo para que não se sentisse triste e abandonado. Fiquei comovida quando,na visita,o coloquei no colo e ao sair tentei coloca-lo de volta no local onde estava para se recuperar, ele não me soltava, parecia me pedir que ficasse com ele. Chorei ao sair e isso me fez sentir uma afeição especial pelo cãozinho, minha alergia foi substituída pelo amor, não resisti em pega-lo no colo. São uro amor!

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  22. Olá...Minha filhinha Jade (Pug) ficou muito doente apesar de estar vacinada ela pegou o vírus da cinomose 😭.Hoje faz 2 dias q ela me deixou. Tentei de tudo para salvar minha companheira, passei por 4 veterinários e todos disseram a mesma coisa doença muito agressiva. Sabe gente a veterinária errou na data da vacina dela por isso não fez 100% de efeito e veio a ficar doente. É com lágrimas nos olhos e o coração em pedaços que digo vcs q tem pugs ou outro cão fiquem espertos com as datas das vacinas, isso pode custar a vida deles.
    #Jade#eterna
    #Pug#love
    Melhor raça.

    ResponderExcluir
  23. Olá...Minha filhinha Jade (Pug) ficou muito doente apesar de estar vacinada ela pegou o vírus da cinomose 😭.Hoje faz 2 dias q ela me deixou. Tentei de tudo para salvar minha companheira, passei por 4 veterinários e todos disseram a mesma coisa doença muito agressiva. Sabe gente a veterinária errou na data da vacina dela por isso não fez 100% de efeito e veio a ficar doente. É com lágrimas nos olhos e o coração em pedaços que digo vcs q tem pugs ou outro cão fiquem espertos com as datas das vacinas, isso pode custar a vida deles.
    #Jade#eterna
    #Pug#love
    Melhor raça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa... Já faz algum tempo, mas sinto muito pela sua pequena Jade. Ela agora está no Céu dos cachorros, roncando tranquila sobre almofadas macias e brincando com outros anjinhos de quatro patas. 💕

      Excluir
  24. Oi Rafa, é difícil escolher palavras para confortar alguém nesse momento, sinto muito por sua perca. O importante é que foi feito de tudo para ajudá-la, mas infelizmente não foi possível. Agradeço por compartilhar sua dor com nós. Fique bem!

    ResponderExcluir
  25. Eu tenho um pug e achei muito bom poder saber um pouco mais sobre essa raça e como se interagir com ela obrigada ,
    Ana victoria ,10 anos da cidade de são Paulo SP

    ResponderExcluir
  26. Estou disposta a comprar um...mas gostaria de entender melhor esta perda de pelo. Cai todo dia e onde ele fica o pelo fica no lugar? Moro em apartamento e será que terei dificuldade com esse pelo caindo diario?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pugs perdem pelo todos os dias, o dia inteiro. Se você tiver mania de limpeza não deve ter um pug sem antes observar essa particularidade de perto. Mas não é nada que um aspirador de pó (dos pequenos, verticais, até!) não possa resolver rapidamente.

      Excluir
  27. Essa raça pug é realmente maravilhosa! <3

    ResponderExcluir