Translate

Alimente bem o seu Pug!!!

Olá Pessoal!



Hoje vamos falar sobre a alimentação adequada para o seu Pug. Este assunto é fundamental para a vida do seu amiguinho. Neste tópico vamos abordar algumas situações que devem ser evitadas, aposto que muitas pessoas irão se identificar com algumas destas situações, leiam atentamente.





Voltando no tempo, o cão, no seu estado selvagem era um animal cuja alimentação era essencialmente carnívora. Vivendo em matilha, caçava pequenas presas que devorava juntamente com os restantes membros do grupo. Este fato, levou a que durante muitos anos, se defendesse que os cães deveriam ser alimentados à base de carne crua. Verificou-se depois, que isso era insuficiente para satisfazer as suas necessidades, pois apesar de lhe ser fornecida proteína em quantidade, surgiam carências em açúcares, gorduras e fibras; Talvez isto se justificasse porque na natureza, apesar do cão se alimentar apenas da sua presa, ingeria fibras presentes na pele, assim como gordura.





Há veterinários que defendem, ainda, que uma alimentação correta deve incluir algumas refeições de carne crua, no entanto, tem-se verificado cada vez menor aceitação de tal teoria, pois essa carne crua é eventual transmissora de doenças.

Alguns proprietários, recorrem a sobras das suas próprias refeições para alimentar os seus animais de estimação: contam estar a fazer o certo, fornecendo ao animal uma alimentação variada, saborosa (graças aos temperos utilizados) e que lhe dá imenso prazer, nomeadamente ao roer ossos que sobraram do almoço ou jantar da véspera. Estes donos, com boas intenções, estão a prejudicar o seu animal. Embora muita gente considere que "o cão é para comer restos", o seu aparelho digestivo é tão sensível como o do humano ou mesmo mais; Não tolera certos alimentos (carne de porco e derivados, por exemplo), e os temperos prejudicam, inclusive a qualidade do pêlo. Os ossos, que tanto prazer dão ao animal, chegam a ser fatais, principalmente se forem fáceis de transformar em lascas, as quais ao progredirem ao longo do tubo digestivo vão causando diversas feridas ou mesmo perfurações gravíssimas.

O amor que alguns proprietários dedicam ao seu animal faz com que lhe pretendam dar o melhor tipo de alimentação possível: Dedicam horas à preparação de cozinhados mais ou menos elaborados, em que incluem carne ou peixe da melhor qualidade, legumes variados e arroz ou massa, por vezes condimentando para dar "mais gosto". Dificilmente aceitam que o cãozinho não se importe de comer duas refeições seguidas do mesmo alimento. Esta forma de alimentação, aproxima-se mais do que seria ideal, pois entra-se em conta com as diferentes necessidades do animal, no entanto, é praticamente impossível em nossas casas, elaborar refeições que englobem tudo o que o cão necessita e principalmente nas doses adequadas. Para além deste contra, é um tipo de alimentação que se torna muito caro e trabalhoso, principalmente se se tratar de um animal de raça grande.



O mercado dos produtos para animais aumentou imenso nos últimos dez anos e com ele a indústria dos alimentos para cão, que evoluiu de tal forma que são inúmeras as marcas que conseguimos encontrar nas prateleiras dos supermercados, com embalagens mais ou menos atrativas e preços acessíveis. Contudo nem todas as marcas têm a qualidade que pretendemos fornecer aos "nossos amigos de quatro patas".

Os alimentos enlatados, extremamente apetitosos para os cachorros e cães adultos, são facilmente degradáveis uma vez aberta a embalagem; Para além disso, incorporam uma elevada percentagem de água, o que faz com que o animal não veja satisfeitas as suas necessidades. Muitas vezes os corantes e conservantes associados fazem com que os cães mais sensíveis se ressintam, apresentando distúrbios intestinais (timpanismo - "gazes abdominais", diarreias, vómitos...).

A forma mais correta de alimentar o nosso animal de estimação passa pela compra de rações leofilizadas, vulgarmente designadas de "rações secas", "croquetes" ou "bolinhas". Existem nas mais variadas formas e paladares, com embalagens que vão desde poucas gramas até cerca de 20 quilogramas. Na forma geral são agradáveis ao paladar do animal, tendo como vantagens o fato de serem extremamente práticas, prontas a comer, exigindo apenas uma taçinha de água ao lado para que o animal sacie a sede, enquanto se vai deliciando com este tipo de alimento.



Dentro das várias marcas disponíveis, podem-se distinguir dois tipos: a gama standard, de larga distribuição a supermercados, e a gama dito premium que só é comercializada em lojas da especialidade e clínicas veterinárias. As primeiras são vendidas a preços extremamente acessíveis, mas nem sempre são de boa qualidade. Nas premium prima-se pela utilização de ingredientes de melhor qualidade - opta-se geralmente pela carne fresca, com elevada digestibilidade e responsável pelo aporte da proteína animal que deve corresponder a um mínimo de 12% (o ideal é 25%) da energia fornecida pela ração; teor em fibra (geralmente sob a forma de trigo, arroz ou milho, sendo o primeiro, o mais facilmente digerível) entre os 2 e 5%, assegurando correto funcionamento gastrointestinal, sem excessos que aumentem o volume fecal; maior quantidade de cálcio para cães em crescimento ou cadelas em lactação(cerca de 1.3%), menor teor de gordura para animais obesos, por oposição aos 30% a fornecer a uma fêmea em lactação, assim como suplementos ricos em vitaminas (A, C, D, E, K e complexo B), etc. O correto balanceamento dos nutrientes faz com que o animal ingira diariamente pequenas quantidades de alimento; A simultânea ou posterior ingestão de água, fará com que os pedaços de ração aumentem de volume no estômago (ao serem hidratados) e o animal fique satisfeito. Desta forma, uma ração que à primeira vista pareceria muito cara, torna-se bem mais econômica:

- o animal come menor quantidade, e a embalagem torna-se mais rentável;

- não temos qualquer incômoda a confeccionar alimento;

- salvo em casos de crescimentos rápidos, dispensa-se os suplementos vitamínicos e minerais;

- o animal crescerá saudável, com pêlo brilhante, pele saudável, dentes sãos (menor tendência à formação de tártaro) e fezes sempre moldadas.

Para satisfazer o Pug, mas essencialmente para que o dono sinta que está a dar um prazer especial ao seu Pug, pode fornecer-lhe muito espaçadamente (no máximo, uma vez por semana) uma refeição confeccionada por si, incluindo sempre carne (nunca de porco, e sempre desossada) ou peixe cozido, sem tempero, acompanhada por arroz cozido e com legumes (cenoura, nabo, agrião, alface...). Como "mimo", o cão só deve comer, esporadicamente, biscoitos próprios para cães, ou pedaço de fruta, cenoura crua; por vezes uma bolacha de água e sal. Se pretender dar um osso ao seu cão para que ele o roa demoradamente, recorra unicamente ao osso do joelho de vaca, o qual ele não conseguirá fragmentar, e portanto não lhe causará problemas.

Seguindo estes conselhos, os nossos amiguinhos felpudos crescerão mais saudáveis e poderemos partilhar a sua companhia durante muito tempo.

Grande abraço
 

32 comentários:

  1. Cara seu blog é excelente! Pensei que tinha largado ele, fiquei feliz em ver essa postagem! Comprei um Pug, ele ta com 50 dias, super serelepe já! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como está seu Pug atualmente?
      Comprei um fazem 2 meses e quinta feira (17/03/2017) agora ele comeu ração de adulto (que eram das duas pequinês adultas que temos) e 5 horas depois ele vomitou muito, levamos para tratar, e teve que internar. Hoje veio a falecer. :(

      Excluir
  2. @Djalma Germiniani

    Obrigado Djalma!!! Não larguei o blog, apenas dei um tempo, muitas novidades apareceram nas nossas vidas ultimamente. A Josi esta gravida, muita correria e a nossa Pug ¨Meg¨ esta doente, ficamos sem tempo mesmo. Parabéns pelo Pug, vai alegrar sua familia!! Grande abraço.

    Fábio e Josi

    ResponderExcluir
  3. Poxa boa gravidez para vcs! O que aconteceu com a Meg? Ela já está melhor?

    Meu pug tem 50 dias, ja dei a primeira vacina. Vc sabe com quanto tempo posso leva-lo na rua? Tem problema ele ficar perto de outro cachorro (que esta com vacinas em dia)?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. @Djalma
    Obrigado Djalma!! Estamos anciosos, pais de primeira viagem!!!

    Com relação ao seu novo amiguinho, nesta fase ele esta muito frágil, não aconselhamos passeios e contato com outros animais, se possível mantenha-lo em local seco e seguro até completar as 3 primeiras dozes da vicina e vermifugo.

    Abraço

    Fábio

    ResponderExcluir
  5. Pior que viajo de 15 em 15 dias, vou precisar deixá-lo na casa de uma amiga. Ela tem um shitzu. Vou ter que arriscar! Deus me ajude, rs.

    ResponderExcluir
  6. Ganhamos um pug de nome Shimu, ele tem 03 anos e é muito teimoso e fujão, faz xixi pela casa toda e adora fazer coco na nossa sala, preciso de uns conselhos para que ele faça suas necessidades em um só local ,vc tem algumas dicas? o teu ronca muito? e solta muitos puns? ele só gosta de ração da pedigree pois é muito exigente , abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenho uma pug e os veterinários aqui na falam que a pedigree e a pior ração para eles recomendo Biofresh

      Excluir
    2. Uso a biofresh para filhotes e ele está adorando!!! Ração de primeira qualidade

      Excluir
  7. Ganhei um pug preto do meu filho, o nome dele é Duque, ele é um amor, adora comer frutas e legumes, poderia me dar uma dica se tem algum problema se além da ração estes alimentos fizerem parte do cardápio dele e qual a quantidade ele pode comer? Aguardo sua resposta ansiosamente . Desde já agradeço a atenção

    ResponderExcluir
  8. Olá comprei um pug que completou 60 dias, já está vacinado e visitou a pouco tempo uma veterinária que disse que está tudo bem , porém tenho percebido que o pelo dele está diferente , e perto do pescoço quase não tem mais ! Será que é normal ? Minha amiga tbm tem um e o dela está super peludinho!!!

    ResponderExcluir
  9. Acho q faltou mencionar a alimentação natural, q hoje em dia no Brasil está cada vez mais difundida. O blog cachorro verde possue excelentes textos sobre este assunto, desde teoria até a prática diária... Não trata-se de dar carne crua de vez em quando... É uma filosofia totalmente fundamentada. Vale a pena, pesquisar... Acho q devemos refletir e questionar mais sobre o o poder da indústria por traz do uso absoluto das rações. Será q é o melhor pro cãozinho mesmo?

    ResponderExcluir
  10. Parabens pela postagem...comprei um pug, esta com 45 dias vou pegar ele amanha e sua materia me ajudou muito

    ResponderExcluir
  11. tenho uma PUG de 11 meses ela já vai ter o segundo cio gostaria de saber se ela já pode cruza

    ResponderExcluir
  12. O quanto de ração é o ideal para um pug de 4 meses? e pode colocar essa quantidade em apenas 1 refeição por dia?

    ResponderExcluir
  13. O quanto de ração é o ideal para um pug de 4 meses? e pode colocar essa quantidade em apenas 1 refeição por dia?

    ResponderExcluir
  14. Tenho um pag de 50 dias,posso dar pra ele pela manhã leite de caixinha misturado com água na mamadeira? Aguardo sua resposta.

    ResponderExcluir
  15. ola gostaria de saber se posso dar a pedigree filhote para meu pug
    aguardo resposta no meu email valtercris@outlook.com

    ResponderExcluir
  16. Olá tenho um pug de 80 dias e encontrei um carrappato.Que carrapaticida devo usar pelo fato de ser um filhote e o talco não está resolvendo.
    Meu e-mail alinny-28@hotmail.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  17. Olá comprei um PUG a pouco tempo! Ele nasceu no dia 05/01 estou com ele a uma semana, até então estava se alimentando super bem, comprei a ração Royal Canina, mas faz três dias que não quer mais comer, já levei no veterinario, e fui informada que está bem saudável, não sei mais o que fazer para ele comer.

    ResponderExcluir
  18. Ele só pode comer Royal canin ou ele pode comer qualquer tipo de ração

    ResponderExcluir
  19. Obrigada, suas explicações e dicas me foram de grande ajuda, acabei de resgatar um PUG, está bastante maltratado, e seus exames acusaram anemia, deficiência de vitaminas devido a comida de ma qualidade ou inexistente suponho! estou meia perdida ainda, nunca tive essa linda raça, apesar de AMA-LOS muito, por isso meus agradecimentos!! Boa noite e mais uma vez GRATA!!!

    ResponderExcluir
  20. Oii tudo bem ? me chamo Gabriela eu tenho um pug de 11 meses a Mora, estou querendo trocar a raçao dela de adulto já, e eu nao sei por qual marca ou tipo de raçao comprar. Vc poderia me ajudar ?

    ResponderExcluir
  21. Bom dia,
    Tenho um Pug já comprei varias rações ele não quer comer
    ele quer comer so Frango, eu faço o frango ferventado e dou para ele misturado na ração mas mesmo assim ele come pouca ração. o que posso fazer?

    ResponderExcluir
  22. Oi tenho um Pug que tem 1 mês e 10 dia está com problemas intestinal levei ele no veterinário e deu remédio pra tomar. Pode dar uma dica para ele melhor mais rápido e também quero saber se a ração Tree Dogs é boa. Pois quando ganhei ele veio um pouco dela e como não sei qual a melhor continuei com ela.

    ResponderExcluir
  23. O pug de nossa familia come muito rapido. Parece que a comida vai acabar. Nem mastiga. Tem algo que podemos fazer. Sinto que ainda fica com fome. Ela tem 5meses e come 75g 3x ao dia

    ResponderExcluir
  24. Meu filho tem um Pug (Nestor) de 4 anos, de uns tempos para cá através de exames constataram problema tipo, coração e baço aunentados, bico de papagaio, as vezes ele manca da patinha esquerda, infecção nos olhos...Estamos fazendo d tudo,vê um veterinário indicou fazer a comida dele, isso pode ser bom pra ele?estamos morrendo de pena dele...

    ResponderExcluir
  25. Olá minha Pug vai completar dois meses , posso dar frutas pra ela ?

    ResponderExcluir
  26. Olá. Tenho uma Pug de 5 meses. Chamada Lunna. Ela é elétrica, brinca e morde muito. Pugs são assim mesmo? Kkkk Pensei que eram calmos. Em relação a alimentação? Pode comer frango cozinho com cenoura junto com ração? Instagram dela @p.u.g.lunna

    ResponderExcluir
  27. Frango cozido com cenoura e junto com a ração, quis dizer.

    ResponderExcluir