Translate

Dicas de verão para o seu Pug!!!!

Oi Pessoal!



Verão é a estação para você e seu Pug desfrutarem do sol e passear ao ar livre, mas juntamente com a diversão a estação pode oferecer algumas situações que podem colocar em risco a saúde do seu Pug. Tomando algumas precauções você pode evitar que algo errado aconteça.




Verão, com seus dias de muito calor ou chuvas torrenciais. Nós humanos, conseguimos nos adaptar, usando roupas leves, procurando alimentos que forneçam frescor, ingerimos água e outros líquidos para repor as perdas, e sempre que quisermos, podemos tomar uma ducha geladinha.



Já nossos amigos, ficam bem sacrificados, com sua respiração mais acelerada, mais quietos, muitas vezes sem apetite. Os muito jovens e os idosos têm menor capacidade de termorregulação e correm maior risco de se desidratarem ou sofrerem insolações ou intermações. Nunca saiam com seus animais de estimação nas horas mais quentes do dia, sob de colapso, naqueles mais sensíveis.

Os braquicéfalos, aqueles de focinho curto, como os Pugs, por exemplo, são os que mais sofrem. È sabido que os cães possuem raras glândulas sudoríparas. E é o suor que ajuda a diminuir a temperatura corporal no calor. Pois bem, eles as possuem somente em pouca quantidade no corpo e se concentram mais nas patinhas, entre os coxins (almofadinhas) palmares e plantares. As trocas de calor se fazem através do ar que passa nas narinas durante a inspiração e expiração. No caso dos Pugs, há grandes dificuldades respiratórias no calor.


 


Alguns cuidados podem ser tomados para dar um pouco mais de conforto aos nossos amiguinhos:


1.  Você que adora passear de carro com o seu Pug, nunca o deixe sozinho dentro do carro, mesmo que sejam poucos minutos. No verão, a temperatura interna do seu carro, mesmo na sombra é muito elevada, isso pode ser fatal para seu cão.




 
2. Só levar para passear muito cedo pela manhã, ou ao anoitecer;


 3. Durante as caminhadas, tente evitar o asfalto, pois poderão ocorrer queimaduras das patinhas. Pode-se aplicar protetores a base de óleo de uva ou ureia, sendo que já existem hidratantes deste tipo no mercado pet. Podem usar sapatinhos também, mas estes têm de ser lavados todos os dias.


 4. Ajudam banhos com maior frequência, nem que seja apenas com água (excesso de xampu ou sabonete pode ressecar pelos e pele);


5. Usar borrifadores em spray para aplicar água pura e fresca sobre o corpo quando estiver muito quente (não usar gelada, devido a possíveis choques térmicos);


 6. Verificar se nos Pugs idosos o excesso de calor não está sobrecarregando as funções cardiorrespiratórias. Em caso positivo levá-los ao cardiologista;

7. Fornecer outras opções de alimento, patês enlatados de uso veterinário que contém mais água, frutas não ácidas, e evitar que eles fiquem em jejum muito tempo, mesmo com apetite diminuído;

8. No caso de terem andado em ruas inundadas após um temporal, ao chegar em casa dar banho com produto antisséptico, ou pelo menos as patinhas;

9. Verificar se as vacinas estão em dia, Pois no verão há maior propensão Às viroses. Também devido às ruas alagadas após as chuvas, há o perigo de leptospirose;

10. Fornecer água abundantemente, renovando várias vezes ao dia os vasilhames. Há animais que não têm o hábito de tomar água com frequência.

11. Não leve seu Pug para eventos com muitas pessoas, como Shows ou feiras. Os altos ruídos e o agito de muitas pessoas unidos com o calor, podem ser estressantes e perigosos para o seu cãozinho.

12. Animais e piscinas são sinais de perigo, impedindo o livre acesso de seu animal à piscina e supervisionar é muito importante.

No calor do verão seu Pug pode sofrer de calor extremo e insolação. Estas condições são muito graves e podem causar a morte do seu cão. Você deve estar ciente dos sinais de estresse térmico, o que poderia incluir respiração rápida e ofegante, olhos vidrados, um pulso rápido, vômitos, ou língua muito vermelha ou roxa. Caso perceba algum desses fatores você precisa imediatamente medir a temperatura corporal do seu amiguinho. Mova seu Pug para a sombra e aplique água ao longo so seu corpo, que gradualmente irá diminuir a temperatura corporal. Aplique toalhas frias ou bolsas de gelo na cabeça, pescoço e peito apenas. Deixe seu Pug beber pequenas quantidades de água, ou lamba cubos de gelo. Mais importante, consulte um veterinário imediatamente após o evento.


Aproveite muito esse verão!


Abraços

Fábio Lumertz;



2 comentários:

  1. Tentando amenizar o sofrimento do meu amiguinho no verão passado, eu tive a "brilhante" idéia de levá-lo ao petshop para raspar o pelo do pobrezinho várias vezes durante todos os meses em que a temperatura esteve mais eleva, o que durou cerca de 8 meses. Ocorreu que, desde a última tosa, o pelo simplesmente parou de crescer uniformemente, deixando várias falhas na pelagem. A veterinária disse que este problema está relacionado às raspagens do pelo, e pode demorar até dois anos para o pelo voltar a crescer, ou até não voltar a crescer mais! Outra coisa que ela me disse foi que raspar o pelo por causa do calor foi um erro. A pelagem na verdade protege o corpo do cachorro contra o calor, e sem a pelagem natural ele fica mais suscetível ao aquecimento corporal, ou seja, fica com mais calor ainda! Portanto, fica a minha experiência registrada aqui, pois nas caminhadas pelo bairro, venho encontrando mais criadores de pug fazendo o mesmo que eu fiz, mandando raspar o pelo do animal, com a melhor das intenções, no entanto, isto não faz bem para os nossos amiguinho! Tem também quem mande raspar para diminuir o inconveniente do excesso de pelos que ficam soltos pela casa, carro, roupas, uma vez que o pug solta mesmo muito pelo, o ano todo, mas principalmente durante as épocas que troca a pelagem. Esta é uma característica da raça, e quem não quer lidar com este inconveniente, não deve escolher o pug como seu animal de estimação! Eu escovo o pelo dele regularmente, e mais frequentemente durante os períodos de troca da pelagem, e assim melhorou a quantidade de pelos soltos no ambiente, mas não tem jeito, ainda assim, tenho que lidar com este inconveniente. O meu amiguinho é tudo de bom, e não é porque ele é um pug, e sim porque ele é muito querido e muito amado!

    ResponderExcluir
  2. Moro numa cidade muito quente, em média de 36 a 39 graus durante o ano todo. Estou querendo comprar 1 Pug, será q ele resiste?

    ResponderExcluir